domingo, 10 de abril de 2011

Postagem 11


O link acima traz um artigo que fala da formação de identidades dentro de espaços públicos, dando o exemplo da cidade de Curitiba, capital do Paraná.

Em Curitiba, a gestão pública projeta e cuida de praças e parques,  estes espaços públicos são referência em vários locais do mundo, pois foi uma gestão que deu certo.

As praças e parques foram projetadas de acordo com as diversas etnias presentes na cidade, tornando algumas praças temáticas como por exemplo a Praça. do Japão, Praça da Espanha, dentre outros exemplos, o que fez com que a população achasse atrativo e de alguma forma se identificasse com o local.

Além disso a gestão pública cria atrativos nestes espaços com viés cultural e de utilitários rompendo com práticas tradicionais, tais como levar livros aos parques para sessões de leitura (Parque Barigui), ou o próprio Bonde da Rua XV de Novembro (local de lazer para crianças cujos responsáveis fazem compras).

Curitiba é um caso de sucesso onde, buscando novas propostas e possibilidades fez com que a população voltasse a frenquentar a cidade dando sentido e vida para os espaços de lazer públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário